Como calcular a energia elétrica após a instalação de painéis solares
A potência contratada representa uma parte fixa que pagamos mensalmente na nossa conta de luz. É representado em quilowatts (kW) e mede a quantidade de aparelhos elétricos que podem ser utilizados simultaneamente na residência sem interrupção do fornecimento ou disparo dos cabos (ativação do ICP).
Tudo isto define um custo regulado que se aplica para cobrir os custos gerados pelo sistema elétrico, conhecido como portagem de acesso atribuída ao ponto de abastecimento. Portanto, quanto menores forem as necessidades de consumo do imóvel, menos será necessário pagar.
Ao instalar painéis solares reduzimos o consumo de luz da rede elétrica, pelo que conseguimos poupanças na parte fixa da nossa fatura de eletricidade através da redução da energia elétrica contratada. Veja como.
Aspectos a ter em conta e métodos de cálculo da energia eléctrica
Diferentes fatores devem ser levados em consideração no cálculo da potência elétrica necessária a um imóvel, sendo os mais importantes:
– O consumo em kW/h de todos os aparelhos e aparelhos elétricos, e quantos são utilizados simultaneamente
– As necessidades de uso da luz e horários dos moradores da casa
– O tamanho do imóvel, representado em metros quadrados
A seguir, para realizar o cálculo, podem ser utilizadas diferentes metodologias, como as seguintes:
– Realização de um estudo de potência gratuito. Por exemplo, a Selectra estima gratuitamente a potência necessária da casa de acordo com as necessidades do cliente e as condições de fornecimento.
– Contratar um eletricista autorizado, que venha até a residência para conhecer as características do fornecimento e calcular a potência mais adequada
– Utilizando uma calculadora de potência online, que permite saber uma estimativa de potência que deve ser contratada, fornecendo as características da casa, dos eletrodomésticos e dos habitantes
Passos para alterar a potência contratada
Para alterar a potência contratada teremos que contactar o nosso fornecedor de energia eléctrica com a seguinte documentação:
– Dados do titular do contrato: nome, apelido, documento de identificação e contacto
– Quilowatts de energia elétrica atual
– Quilowatts de potência que você deseja contratar
– Informação postal do imóvel e código CUPS da eletricidade
O processo entrará em vigor no prazo máximo de 20 dias e poderá ser realizado presencialmente nos escritórios, embora seja recomendado o uso de canais telefônicos ou online para maior celeridade.
Qual o preço da alteração da energia elétrica contratada?
O preço de alteração da potência contratada numa habitação constitui um conjunto de direitos regulados pela distribuidora da zona. Representa um pagamento único que deve ser pago na próxima conta de luz, uma vez ocorrida a mudança de energia.
Para reduzir a potência contratada deverá pagar exclusivamente a taxa de ligação, que não depende do número de quilowatts reduzidos, pelo que terá sempre um custo de 9,04€, mais IVA.